Processos formativos no ensino superior e políticas públicas de diversidade sexual: relatos de algumas experimentações no campo da Psicologia
Izaque Machado Ribeiro, Jorge Cunha
Resumo
Neste artigo, procuramos analisar o(s) lugar(es) ocupados pela
diversidade sexual nas políticas brasileiras voltadas à Educação
Superior e seus possíveis desdobramentos no curso de Psicologia de uma
universidade localizada no interior do Rio Grande do Sul. Nossa
indagação principal parte da constatação do número expressivo (em
quantidade e importância) de planos e programas voltados à diversidade
sexual, onde questionamos quais os possíveis desdobramentos desses
planos e programas nos projetos pedagógicos dos cursos de
graduação brasileiros e, especificamente, no curso de Psicologia. E
ainda mais, que efeitos essa “ausência” produz nos sujeitos inseridos em
processos formais de educação, como isso reverbera nas chamadas
“práticas psi”? Por fim, qual o papel das/os docentes enquanto agentes
desse processo formativo? Como pano de fundo
teórico-metodológico, utilizamos autoras/es que operam com a Teoria
Queer e também com a pesquisa intervenção. Dividimos o texto em dois
eixos argumentativos: no primeiro, abordaremos o contexto atual de
inserção da temática Diversidade Sexual na formação superior (em geral) e
na Psicologia. Para isso, partiremos do estudo de alguns trabalhos acadêmicos sobre o assunto, assim como da leitura das principais
políticas governamentais sobre LGBT e a relação com a Educação Superior.
O segundo eixo – o qual entendemos estar ligado intimamente ao
primeiro, constatada a pouca inserção da temática Diversidade Sexual na
formação em Psicologia (na universidade onde trabalho) – tratará
da constituição e dos efeitos produzidos por um grupo formado por
professores e estudantes, o Coletivo TRANSEX – Transvalorando
Sexualidade(s). Por fim, sem o intuito de esgotar a discussão,
trataremos de apontar algumas “aberturas” no debate sobre a diversidade
sexual na formação acadêmica. Acreditamos que as experiências aqui
relatadas poderão ajudar a refletir sobre as lacunas dos processos de
formação em uma área tão importante como a Psicologia, assim como
evidenciar a importância de uma formação para a diversidade que
transborde os muros da universidade.
Artigo completo disponível no link: http://www.ieduc.org.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/69
Sobre o Autor:
Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do
Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestrado pelo Programa de
Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em andamento pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM). Atualmente é Professor do Curso de Psicologia da
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Artigo completo disponível no link: http://www.ieduc.org.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/69
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