Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
Quality of life at work in the faculty of humanities area: a descriptive studyMárcia Elisa Jager
Caroline Lúcia Cantarelli Rohde
Ana Cristina Garcia Dias
RESUMO
OBJETIVO: Investigar a percepção de docentes da área das ciências umanas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior do Rio Grande do Sul sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
MÉTODOS: Participaram desta pesquisa 45 docentes, de um universo de 75 professores, da área das ciências humanas (cursos de psicologia, filosofia, geografia, história, letras, pedagogia e serviço social), pertencentes a uma IES privada, situada no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através do instrumento de avaliação em QVT, o TQWL-42 e computados conforme ferramenta criada e disponibilizada pelo autor do instrumento. Para a análise dos dados utilizou-se a escala de classificação da QVT proposta por Timossi et al (2009).
RESULTADOS: Os participantes possuem, em geral, um índice de satisfação de QVT considerado satisfatório, com tendência ao muito satisfatório. Nas esferas biológico-fisiológica, sociológica-relacional e econômico política, os professores mostram satisfação no trabalho. Nas esferas psicológico-comportamental e ambiental-relacional existe uma satisfação com tendência ao muito satisfatório.
CONCLUSÕES: Conclui-se que na IES pesquisada prevalecem indicadores positivos de satisfação da QVT. Esta satisfação pode estar relacionada às características culturais e de práticas de gestão, tais como: investimento no ambiente estrutural e físico, valorização do ensino, do professor e da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Artigo completo em : https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/download/1566/1060
Sobre a autora:
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da
Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Gestão de
Pessoas e Marketing pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
(2012) e graduada em Psicologia pela mesma Instituição de Ensino
Superior (2010). Licenciada para a educação profissional e tecnológica
pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e
Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Pós-graduanda
(especialização) em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP
(Porto Alegre) com previsão de término para 2017. Trabalha como docente
de Ensino Superior no curso de Psicologia da Universidade Regional do
Alto Uruguai e das Missões - URI
Comentários
Postar um comentário